Sobre

Sobre

A plataforma Conexões Rio Pinheiros é uma rede de cooperação entre lideranças empresariais, instituições de pesquisa, gestores públicos e representantes da sociedade civil organizada. O objetivo do projeto é gerar impactos positivos na mobilidade e sustentabilidade da cidade de São Paulo, com especial atenção para a região ao longo das marginais do Rio Pinheiros.

A missão de colaborar para a melhoria da qualidade de vida na região é amparada em três principais objetivos estratégicos:

  • Estimular a participação dos membros da rede em iniciativas de mobilidade corporativa sustentável, compartilhando ideias e soluções;
  • Fomentar o interesse e atuação do poder público nos assuntos ligados à mobilidade urbana sustentável através do diálogo sobre a formulação de ações e políticas;
  • Incentivar mudanças de comportamento da sociedade civil.

“A iniciativa propõe buscar alternativas ao transporte individual motorizado para a população que se desloca na região.”

A plataforma realiza ainda debates entre setor privado, setor público e sociedade civil, e busca diferentes maneiras de disseminar a cultura da mobilidade urbana sustentável.

A iniciativa ocorre por meio do projeto CAT – Construindo Cidades Sustentáveis com Qualidade de Vida na China, Índia e Brasil, patrocinado pela Fundação Caterpillar. O foco do programa é a redução de emissões de gases de efeito estufa e mitigação das mudanças climáticas, abrangendo as cidades de Qingdao e Chengdu (China), Bangalore (Índia) e São Paulo (Brasil).